Alunos da FACECA participam de palestra que trata sobre o fim dos computadores

palestra-helio-costa-jr-faceca-unifalOs alunos do primeiro período dos cursos de Sistema da Informação e Engenharia de Produção da Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA participaram, na sexta-feira (6), de palestra que tratava sobre o possível fim da era dos computadores. A palestra foi idealizada pelo Prof. Dr. Hélio Costa Jr, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Varginha. Confira a palestra no vídeo abaixo e clique no título para ler reportagem sobre o assunto.

PCs: O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

notebook-lixoBYOD é sintoma da perda de importância dos computadores no mundo corporativo, analisa professor, durante a Campus Party

As coisas estão se transformando em computadores e não precisamos mais chamá-las de computadores. Hoje, vestimos computadores, falamos em computadores, dirigimos computadores.

Só no último ano, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 25% nas vendas. Globalmente, a redução foi de 2,4%. Por outro lado, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de PCs pela primeira vez em 2011, segundo números da IDC, e a expectativa é que este ano seja a vez dos tablets derrubarem os computadores para a terceira posição.

Diante disso, não soa exagero afirmar que os PCs estão se aproximando do fim, especialmente quando consideramos outra estimativa da IDC, que diz que 87% dos dispositivos conectados serão tablets e smartphones em 2017. Ou seja, apenas 13% serão computadores.

Esses números foram citados pelo Prof. Dr. Hélio Costa Jr., da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), durante a palestra “Fim dos computadores”, que ocorreu na Campus Party, na quinta-feira (5/2). “Acredito que os computadores serão substituídos até mesmo no mundo corporativo”, projeta.

Durante a apresentação, o especialista enfatizou que o computador perdeu sua importância. “É a mesma capacidade que foi evoluindo, nos colocou outras possibilidades, aproveitamos essas oportunidades e transformamos os computadores em diversas máquinas de entretenimento, lazer, saúde, trabalho”, acrescentou.

Segundo ele, os sintomas do fim dos PCs já estão começando a aparecer no contexto corporativo com o BYOD. Por enquanto a tendência ainda não funciona para todas as empresas, mas algumas iniciativas já podem ser vistas, como é o caso da empresa que organiza o Rock in Rio.

“Não faz sentido para a companhia comprar mil computadores e contratar mil pessoas para suas áreas só para o evento. Então todas essas pessoas já estão sendo contratadas com a cláusula de BYOD no contrato, por meio da qual o funcionário deve trazer o dispositivo pro trabalho”, descreve.

O professor também cita que o BYOD também está presente na universidade, uma vez que muitos professores já abriram mão dos computadores fornecidos pela instituição e preferem usar seus próprios notebooks.

Costa, contudo, não acredita na convergência da computação em um único dispositivo, e sim no uso de múltiplas telas, como o que já acontece, algo defendido por outros teóricos desde 1995, de forma que há momentos em que as pessoas vão preferir usar o computador na posição em 90 graus para ter mais concentração, outros em que vão usar em 30 graus, como em momentos de maior descontração.

Tudo isso muda a relação do usuário com o dispositivo e, por isso, continuarão a existir diversos formatos. Provavelmente, o formato que será mais dominante será o que está mais próximo – no caso, atualmente seria o celular.

À medida que os dispositivos móveis avançam, a disputa de sistemas operacionais por fatias de mercado torna-se mais acirrada. Na visão do especialista, os padrões abertos têm muitas chances de saírem como vitoriosos. “As pessoas ficam mais à vontade quando elas não precisam fazer o que uma empresa manda”, comentou.

Ele lembra que a plataforma Windows têm perdido espaço nesse mercado juntamente com a redução da importância dos PCs. “Ele não emplacou na TV, nem em smartphones, nem em tablets. Pode ser que a Microsoft tenha perdido o bonde dos tablets e se ela ficar restrita somente aos PCs ela está condenada.” (Fonte: IT Forum – Karen Ferraz)

Anúncios

About bsifaceca

Curso de Sistemas de Informação da Faceca

Posted on 11 de Fevereiro de 2015, in EVENTOS. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: