Alunos da Faculdade Cenecista de Varginha participam de palestra sobre e-Social

Os alunos da Faculdade Cenecista de Varginha participaram, na noite de quinta-feira (31/07), de palestra sobre o e-Social com o Professor Matheus Ramos Trolesi. A iniciativa foi realizada no auditório da instituição, que ficou completamente lotado. Trolesi é ex-aluno da Faceca, onde foi Monitor e Coordenador do Escritório Modelo de Práticas Contábeis (2011 a 2013). Atualmente é Contador, Pós Graduado em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes e Mestrado em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Também atua como Consultor, Professor e Sócio Administrador da IPECONT – Instituto de Pesquisas e Estudos Contábeis e Tributários. Clique no título para ter mais informações sobre o e-Social.

Saiba mais sobre o e-Social

O e-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. É uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Como todo projeto do Governo Federal, o e-Social não será de cunho optativo, mas sim impositivo, sendo um importante avanço para a racionalização de tempo, já que o contribuinte só precisará prestar as informações em apenas uma sistemática de aquivo, diferente do que acontece na atualidade.

Desse modo, o empregador irá gerar um arquivo eletrônico contendo as informações previstas , assinado digitalmente, transformando-o em um documento eletrônico nos termos da legislação brasileira vigente de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Esse arquivo eletrônico é transmitido pela internet para o ambiente nacional do e-Social, que, após verificar a integridade formal, emitirá o protocolo de recebimento e o enviará ao empregador.

Não há dúvidas que esse sistema seja chamado, em breve, como o maior projeto de implantação da Receita Federal, principalmente no quesito controles e normas na contratação de pessoa física e jurídica, assim como, no controle de norma de segurança e medicina do trabalho, processos trabalhistas e tributários. O FISCO terá todo o detalhamento da composição das rubricas e cálculos de incidência do INSS, FGTS, RAT, FAP dentre outras, fato esse somente possível quando em diligência a própria empresa.

Anúncios

About bsifaceca

Curso de Sistemas de Informação da Faceca

Posted on 1 de Agosto de 2014, in EVENTOS. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: